Obrigada

Obrigada

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

As mais antigas pirâmides do mundo


David Keys
Os arqueólogos descobriram as mais antigas pirâmides do mundo – na costa atlântica do sul do Brasil. Como as pirâmides do Egito e do México, as sul-americanas parecem ter sido construídas para fins religiosos. Algumas contêm centenas de sepulturas humanas, completas com espetaculares gravuras – incluindo placas de pedra, discos de conchas para os seios e aves, peixes, baleias e outros animais, lindamente feitos de pedras.
Mas, embora as funções das pirâmides egípcias e das brasileiras fossem, em certa medida, as mesmas, não havia certamente nenhum contato entre o Egito antigo e o Brasil, e o conceito de construção de pirâmides foi inventado independentemente em ambos os lugares.
Datada de 3000 aC, a mais antiga das pirâmides brasileiras é anterior ao primeiro exemplo egípcio por várias centenas de anos. As técnicas de construção também foram significativamente diferentes, cada pirâmide egípcia sendo construída em uma operação apenas, enquanto as brasileiras eram todas construídas em várias fases, possivelmente ao longo de muitas décadas ou mesmo séculos. E, ao contrário das pirâmides egípcias de pedra, as brasileiras foram construídas exclusivamente de conchas do mar.
É por isso que os arqueólogos, no passado, nunca tinham percebido o que eram. Durante anos, estudiosos da pré-história brasileira tinham pensado que os locais eram simplesmente imensas pilhas de lixo doméstico de assentamentos.
Mas as pesquisas realizadas ao longo dos últimos quatro anos, revelou que as pilhas “de lixo antigo” eram, de fato, deliberadamente construídas em formatos quadrados de design aproximadamente piramidal.
Investigação inicial sugere que algumas das estruturas originalmente tinham acima de 160ft (160 pés = 48,768 metros) de altura com bases cobrindo até 37 acres (149.733 metros quadrados). E em termos de volume, elas eram muito maiores do que os primeiros exemplos no Egito, e quase tão altas.
Os arqueólogos estimam que, originalmente, havia cerca de mil pirâmides brasileiras – algumas aparentemente com 5.000 anos de idade, outras menos antigos – das quais menos de 10% sobrevivem em vários estados de conservação.
Até este século a maioria tinha sobrevivido, mas entre os anos vinte e sessenta foram utilizadas como fonte de matéria-prima para construção de estradas. Um dos maiores exemplos de sobrevivência – perto da cidade de Jaguaruna, no estado brasileiro de Santa Catatina – ainda cobre 25 acres (101.171 metros quadrados) e está com 100ft de altura (100 pés = 30,48 metros) – talvez até 65ft (65 pés = 19,81 metros) inferior à sua altura original.
A pesquisa arqueológica está agora mostrando que algumas das pirâmides do Brasil – como as suas contrapartes no México – tinham estruturas em seu topo, embora os exemplos brasileiros sejam até 3.000 anos mais antigos do que os da América Central.
“Nossa nova pesquisa mostra que os índios pré-históricos do Brasil há 5.000 anos eram mais sofisticados do que pensávamos e eram capazes de produzir estruturas verdadeiramente monumentais”, disse a professora Edna Morley, diretora do Instituto Nacional do Patriniônio Histórico e Artístico em Santa Catarina, onde a maioria das pirâmides do Brasil foram descobertas.
“Estas estruturas maciças ajudarão a revolucionar a forma como pensamos sobre as antigas culturas indígenas”, disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário